sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Amazônia Centro do Mundo: Maria do Socorro (a Help) e Eneida ensinam a arte da resistência na educação

As arte-educadoras Maria do Socorro Damasceno Costa (apelido Help) e Eneida de Almeida Melo desenvolvem em Altamira, no Pará, a metodologia Maravaia.

Nesta entrevista gravada pela jornalista Clara Glock durante o evento Amazônia Centro do Mundo, realizado em novembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), elas falam de arte, educação, resistência e esperança no sentido que apregoa o educador Paulo Freire: ação para provocar mudanças.

Apesar de a gravação ter ruídos em alguns momentos ao fundo, vale a pena abrir o coração e escutar a mensagem destas duas mulheres. Sugiro que ouçam com o fone de ouvido para aprimorar esta experiência.

A trilha deste programa faz parte do CD Roda, produzido pelas arte-educadoras para uso em programas de rádio e oficinas de sensibilização.

#PraCegoVer: na foto de fundo do áudio, Maria do Socorro (Help) e Eneida estão em pé, posando para a foto, na frente de uma árvore. Maria do Socorro está à esquerda. As duas estão sorrindo.

Para saber mais sobre o evento Amazônia Centro do Mundo, clique aqui: http://claraglock.blogspot.com/2019/12/amazonia-centro-do-mundo.html

Para OUVIR a entrevista, clique na flechinha laranja sobre a foto abaixo, ou, via celular,  onde diz "ouvir pelo navegador".










#PraCegoVer: na foto que acompanha este post, Maria do Socorro (Help) está sentada em um tronco de árvore. Ela veste uma camiseta azul marinho com desenhos de peixes. Na foto abaixo, Eneida está em pé, em frente a uma árvore, e segura uma camiseta laranja pintada com o desenho de uma tartaruga.



Os desenhos mostram os animais encantados da floresta: camisetas pintadas por Help são vendidas para sustentar o projeto.