quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Quem são os donos da mídia? - versão 2019

Clique AQUI para acessar o site: http://latin-america.mom-rsf.org/es/



A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou em 3 de dezembro de 2019 o site do Monitor de Propriedade dos Meios (MOM, na sigla em inglês) para a América Latina, reunindo estudos sobre a propriedade dos meios de comunicação em Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru.

No Brasil, o MOM foi realizado em 2017 em parceria com o coletivo Intervozes e analisou os 50 veículos de maior audiência, que pertencem a 26 grupos.

O estudo identificou o domínio do Grupo Globo, cujos meios detêm audiência maior do que a soma das audiências dos quatros grupos de mídia que o seguem no ranking no país. Uma particularidade brasileira é a participação de líderes religiosos como donos de meios de comunicação – nove meios, entre canais de TV, emissoras de rádio, jornais impressos e portais de notícias online, são propriedade de lideranças cristãs, tanto evangélicas como católicas.

Os potenciais conflitos de interesses em decorrência da participação de donos de meios de comunicação em diversos setores da economia, como agronegócio, imobiliário e financeiro, além da política, são uma constante nos cinco países latino-americanos analisados pelo MOM.