domingo, 21 de fevereiro de 2021

Leitura Crítica da Mídia: de que outro mundo possível estamos falando?


Em janeiro de 2021, devido à pandemia de Covid-19, o Fórum Social Mundial (FSM) teve uma versão virtual. Escrevi dois artigos sobre o FSM para o Jornal Extra Classe


FSM inicia com diálogos sobre estratégias e alianças.  

Para ler a matéria completa, clique AQUI: https://www.extraclasse.org.br/movimento/2021/01/fsm-inicia-com-dialogos-sobre-estrategias-e-aliancas/



O "outro mundo possível" tem economias transformadoras e soberania digital.

Para ler a matéria completa, clique AQUI: https://www.extraclasse.org.br/movimento/2021/02/o-outro-mundo-possivel-tem-economias-transformadoras-e-soberania-digital/



Reproduzo abaixo um trecho da entrevista com Javier Tolcachier, cofundador do Fórum Internet Cidadã, publicado no jornal Extra Classe: 

"O capitalismo se renovou, e hoje o extrativismo digital (ou de dados) faz as empresas de tecnologia disputarem o mercado, valendo tanto ou mais que o petróleo, a indústria automotiva e a venda de armas, alertou, por sua vez, da Argentina, Javier Tolcachier, integrante do Fórum Internet Cidadã.

Tolcachier, que é pesquisador do Centro Mundial de Estudos Humanistas e comunicador da agência Pressenza, informou que o Fórum Internet Cidadã está concluindo um diagnóstico sobre os impactos da Era Digital e em março de 2021 deverá acontecer uma plenária do movimento para traçar um plano de ação comum.

Ele cita elementos que devem estar na estratégia de ação: 1) denunciar a violação de direitos à proteção de dados e criar consciência da necessidade de uma ação coletiva: 2) incorporar a soberania digital no programa de luta em eixos transversais comuns; 3) potencializar alternativas existentes e mudar hábitos de uso; 4) apoiar projetos políticos de emancipação digital".


Assista no vídeo a entrevista completa.  

Ou acesse direto no Canal Ideias e Experiências do Youtube: 






Obs: É possível acionar a legenda em espanhol. Devido a problemas de conexão com a Internet no dia da gravação, a imagem não tem uma qualidade técnica muito boa, pelo qual peço a compreensão de todes.