quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Leitura Crítica da Mídia: Centenário de PAULO FREIRE

A Série Cartões Pedagógicos - "Paulo Freire fisgado pelo olhar das Artes" foi lançada em janeiro de 2021 como parte da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire. É composta por cartuns e ilustrações especialmente criados por artistas gráficos independentes e integrantes da GRAFAR/RS para comemorar os 100 anos do educador Paulo Freire em 19 de setembro de 2021.  

A sugestão é que os cartões incentivem diálogos sobre quem foi Paulo Freire e de que forma suas ideias e metodologias estão presentes no nosso dia a dia. Pode-se estimular que estudantes desenhem e criem seus próprios cartões e exercitem a educação libertadora propagada por Freire. 



Clique no vídeo abaixo e conheça os cartões:

   


Entre @s artistas que produziram e doaram suas artes para esta Série estão Alisson Affonso, Aline Daka, Amaro Abreu, Bier, Edgar Vasques, Fabiane, Latuff. Leandro Bierhals, Natália Forcat, Santiago, Schröder e Vecente.  No canal do Freireando POA no Youtube, é possível assistir ao vídeo de cada artista explicando de onde tirou sua inspiração para fazer seu cartão.  

Os Cartões Pedagógicos são uma promoção do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e do movimento Freireando Porto Alegre (RS). 



PERGUNTAS GERADORAS 


Os vídeos a seguir também podem ser usados em sala de aula. Nos dois primeiros, há perguntas geradoras que servem de sugestão para os diálogos. 




EDUCAÇÃO POPULAR E O INÉDITO VIÁVEL






EDUCAÇÃO POPULAR E ESPERANÇAR FREIREANO




PAULO FREIRE E O CONCEITO DE BONITEZA