domingo, 21 de fevereiro de 2021

Leitura Crítica da Mídia: de que outro mundo possível estamos falando?


Em janeiro de 2021, devido à pandemia de Covid-19, o Fórum Social Mundial (FSM) teve uma versão virtual. Escrevi dois artigos sobre o FSM para o Jornal Extra Classe


FSM inicia com diálogos sobre estratégias e alianças.  

Para ler a matéria completa, clique AQUI: https://www.extraclasse.org.br/movimento/2021/01/fsm-inicia-com-dialogos-sobre-estrategias-e-aliancas/



O "outro mundo possível" tem economias transformadoras e soberania digital.

Para ler a matéria completa, clique AQUI: https://www.extraclasse.org.br/movimento/2021/02/o-outro-mundo-possivel-tem-economias-transformadoras-e-soberania-digital/



Reproduzo abaixo um trecho da entrevista com Javier Tolcachier, cofundador do Fórum Internet Cidadã, publicado no jornal Extra Classe: 

"O capitalismo se renovou, e hoje o extrativismo digital (ou de dados) faz as empresas de tecnologia disputarem o mercado, valendo tanto ou mais que o petróleo, a indústria automotiva e a venda de armas, alertou, por sua vez, da Argentina, Javier Tolcachier, integrante do Fórum Internet Cidadã.

Tolcachier, que é pesquisador do Centro Mundial de Estudos Humanistas e comunicador da agência Pressenza, informou que o Fórum Internet Cidadã está concluindo um diagnóstico sobre os impactos da Era Digital e em março de 2021 deverá acontecer uma plenária do movimento para traçar um plano de ação comum.

Ele cita elementos que devem estar na estratégia de ação: 1) denunciar a violação de direitos à proteção de dados e criar consciência da necessidade de uma ação coletiva: 2) incorporar a soberania digital no programa de luta em eixos transversais comuns; 3) potencializar alternativas existentes e mudar hábitos de uso; 4) apoiar projetos políticos de emancipação digital".


Assista no vídeo a entrevista completa.  

Ou acesse direto no Canal Ideias e Experiências do Youtube: 






Obs: É possível acionar a legenda em espanhol. Devido a problemas de conexão com a Internet no dia da gravação, a imagem não tem uma qualidade técnica muito boa, pelo qual peço a compreensão de todes. 



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Leitura Crítica da Mídia: Centenário de PAULO FREIRE

A Série Cartões Pedagógicos - "Paulo Freire fisgado pelo olhar das Artes" foi lançada em janeiro de 2021 como parte da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire. É composta por cartuns e ilustrações especialmente criados por artistas gráficos independentes e integrantes da GRAFAR/RS para comemorar os 100 anos do educador Paulo Freire em 19 de setembro de 2021.  

A sugestão é que os cartões incentivem diálogos sobre quem foi Paulo Freire e de que forma suas ideias e metodologias estão presentes no nosso dia a dia. Pode-se estimular que estudantes desenhem e criem seus próprios cartões e exercitem a educação libertadora propagada por Freire. 



Clique no vídeo abaixo e conheça os cartões:

   


Entre @s artistas que produziram e doaram suas artes para esta Série estão Alisson Affonso, Aline Daka, Amaro Abreu, Bier, Edgar Vasques, Fabiane, Latuff. Leandro Bierhals, Natália Forcat, Santiago, Schröder e Vecente.  No canal do Freireando POA no Youtube, é possível assistir ao vídeo de cada artista explicando de onde tirou sua inspiração para fazer seu cartão.  

Os Cartões Pedagógicos são uma promoção do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e do movimento Freireando Porto Alegre (RS). 



PERGUNTAS GERADORAS 


Os vídeos a seguir também podem ser usados em sala de aula. Nos dois primeiros, há perguntas geradoras que servem de sugestão para os diálogos. 




EDUCAÇÃO POPULAR E O INÉDITO VIÁVEL






EDUCAÇÃO POPULAR E ESPERANÇAR FREIREANO




PAULO FREIRE E O CONCEITO DE BONITEZA






Leitura Crítica da Mídia: o impacto da pandemia de Covid-19 nas músicas

O distanciamento social, as mortes e o contexto de racismo e preconceitos relacionados à pandemia de Covid-19 e à realidade social brasileira estão presentes em músicas que podem ser usadas em aulas e encontros para falar sobre o tema. 


Seguem alguns exemplos: 


Inumeráveis: Chico César e Mônica Salmaso






É tudo pra ontem: Emicida e Gilberto Gil






2 de junho - Adriana Calcanhoto






Change is Coming - Coral TAPIOLA 

Baseado no discurso "No one Is Too Small To Make A Difference" (Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença) de Greta Thunberg, 2019 

(se necessário, acione a legenda automática)