sexta-feira, 12 de junho de 2020

VOZES DA JUVENTUDE NA AMAZÔNIA: NO CANAL IDEIAS E EXPERIÊNCIAS


Muito antes da Covid-19, havia a emergência climática e as ameaças de grileiros e mineiros. Por isso, jovens que vivem na Amazônia há tempos vêm se organizando para demandar educação, cultura, saúde. Pedem respeito à floresta e aos povos tradicionais. Elas e eles que participaram do evento Amazônia Centro do Mundo, continuam fazendo vídeos e áudios para conscientizar outras pessoas que é preciso mudar o comportamento e a relação com a Natureza.

O que podemos aprender com essa juventude que está tão longe das capitais? Como podem dialogar com outros grupos de jovens espalhados pelo país? Que trocas podem ser feitas neste momento e no futuro? Assim como Malala, Greta Thunberg, e tantos jovens pelo mundo, Dani, Lorena e Joelmir estão lutando e querem chegar às mídias, às escolas, às comunidades, e provocar mudanças que visem ao bem-estar comum.

Em uma conversa mediada pela jornalista e educomunicadora Clara Glock, jovens da Amazônia sugerem o que o resto do Brasil (e do mundo) pode fazer para contribuir com esse movimento e como se pode construir pontes para combater não só a Covid-19, mas os graves problemas que são anteriores à epidemia e que se propagam como uma peste destruindo vidas e a floresta.


Assista clicando AQUI