segunda-feira, 22 de abril de 2019

Leitura Crítica da Mídia: 9 guias de educação midiática e o que têm em comum


por MOLLY STELLINO em JORNALISMO BÁSICO


Este artigo foi originalmente publicado pelo News Co/Lab da Universidade Estadual do Arizona e republicado na IJNet com permissão. 


Esses atalhos rápidos e fáceis guiam os usuários pelo processo passo a passo de verificação de informações.

Obs: Para mais informações, clicar em cima do título de cada item, que leva para a fonte da informação



Ilustração de Clarinha Glock






1. ESCAPE
Newseum

Use este acrônimo para avaliar a veracidade das informações:

Evidence [Evidência] – Os fatos se sustentam?
Source [Fonte] – Quem fez isso e posso confiar nele/a?
Context [Contexto] – Qual é o quadro geral?
Audience [Público] – Quem é o público-alvo?
Purpose [Propósito] – Por que isso foi feito?
Execution [Execução] – Como as informações são apresentadas?













2. Sete Perguntas
Associação Nacional de Educação para a Literacia Midiática dos EUA


Fazer estas perguntas gera um pensamento crítico ao analisar dados:

Por que isso foi feito?
Quem fez isso?
O que está faltando?
Como pessoas diferentes podem interpretar isso?
Como eu sei que isso é verdade?
Quem pode se beneficiar dessa mensagem?
Quem pode ser prejudicado por essa mensagem?


3. Seis Perguntas do Consumidor
Newseum

Estas perguntas auxiliam o processo de pesquisa, fornecendo um guia para a educação midiática:

Quem fez isso?
Como isso foi feito?
Por que isso foi feito?
Quando isso foi feito?
O que está faltando?
Para onde eu vou a partir daqui?


4. I.M.V.A.I.N.
Centro para Literacia de Notícias (CML, em inglês) dos EUA

Faça a si mesmo estas cinco perguntas para determinar se a informação é confiável:

Esta é uma fonte independente?
Existem várias fontes?
A fonte fornece informações verificáveis?
Esta é uma fonte autorizada e/ou informada?
Esta é uma fonte nomeada?


5. Esta história é digna de ser compartilhada: Infográfico
Newseum

Este infográfico leva usuários ao processo de decidir se uma notícia tem ou não valor e deve ser compartilhada:

É real?
É bem feito?
É notícia ou opinião?
É apoiada por fatos?
É tendenciosa?
O preconceito é aberto ou sorrateiro?
É divertida e/ou sensibiliza?


6. Plano de Aula
Centro para Literacia de Notícias dos EUA

A definição dos fatos e do contexto é dividida para ajudar os consumidores de notícias a entenderem o trabalho dos jornalistas, que é reunir fatos com contexto para explicar o que aconteceu:

Fatos
Quem?
O quê?
Onde?
Quando?
Por quê?
Quantos?

Contexto

Quão incomum, inesperado ou importante é isso?
O que levou a isso?
O que causou isso?
Qual é o impacto?
O que acontece depois?


7. Cinco Perguntas-Chave
Centro para Literacia de Notícias dos EUA

Quando os alunos se fazem essas perguntas, eles aprendem habilidades básicas de educação midiática:

Quem criou esta mensagem?
Quais técnicas criativas são usadas para atrair minha atenção?
Como pessoas diferentes podem entender essa mensagem de forma diferente?
Quais valores, estilos de vida e pontos de vista são representados ou omitidos dessa mensagem?
Por que esta mensagem está sendo enviada?


8. Cinco Conceitos Principais
Centro para Literacia de Notícias dos EUA

O CML lista os cinco conceitos a considerar ao avaliar informações e compreender a educação midiática:

Autoria
Formato
Público
Conteúdo
Propósito


9. Quatro Ações
Mike Caulfield

Siga estes quatro passos quando receber uma alegação e quiser chegar à verdade:

Verifique o trabalho anterior: pesquise para ver se alguém já verificou a alegação.

Siga o fluxo até a origem: a maior parte do conteúdo da web não é original. Acesse a fonte original para entender a confiabilidade das informações.

Leia lateralmente: depois de chegar à fonte da alegação, leia o que outras pessoas têm a dizer sobre a fonte. A verdade está na rede.

Circule de volta: Se você se perder, chegar em becos sem saída ou entrar em um buraco de coelho cada vez mais confuso, volte e comece de novo para saber o que você sabe agora. É provável que você tome um caminho mais informado com diferentes termos de pesquisa e decisões melhores.




O que todos eles têm em comum:


Quem fez isso? O autor da informação é respeitável e confiável? Ele ou ela tem credenciais?

Qual é a evidência? O artigo inclui evidências? A evidência é de uma fonte especializada? A evidência é aceita por outros especialistas no campo?

Por que isso foi feito? O objetivo do artigo é informar? Ou é persuadir, irritar, vender ou entreter?

Está faltando contexto? Este artigo é toda a história? Ou está omitindo informações para promover sua própria agenda?