quinta-feira, 5 de julho de 2018

Leitura Crítica da Mídia: Dedo na Ferida da economia





Ficha técnica:

Direção e Roteiro: Silvio Tendler
Produção: Maycon Almeida
Fotografia: Lúcio Kodato, ABC
Montador: Fransciso Slade
Distribuidora: Caliban Produções




“Dedo na ferida” discute o controle dos governos pelo capital financeiro. O documentário busca compreender a cadeia de relações políticas que põe o Estado cativo do interesse privado. Investiga o porquê do “zelo” das contas públicas nacionais pelas grandes corporações transnacionais e questiona se esse cuidado não seria uma escolta para que o capital privado drene recursos públicos. “Dedo na ferida” questiona o discurso das autoridades econômicas de que não se pode gastar mais do que se arrecada. E sugere, para romper tal ciclo de submissão, o fortalecimento da democracia como resistência à ideologia da economia privada.

“O Estado está quebrado, não tem como honrar seus compromissos!”. Ministros da economia, consternados, anunciam: “temos que apertar os cintos e cortar o gasto, mas o futuro – se fizermos direito – nos aliviará”. Grécia, Espanha, Argentina, Brasil, populações inteiras têm de encarar fome, desemprego, violência. Alguns, no entanto, não parecem desanimados. Grandes corporações, em especial bancos, fundos de investimento, seguradoras, nunca estiveram tão bem. A cada ano ficam mais robustos, ousados e ricos.

A rede da prosperidade, composta por reduzidíssimo número de empresas, vai expandindo seu domínio e não dá aos demais alternativa, salvo a mais austera – cortar, conter, poupar. A terra é cercada, a praça é fechada, está tudo dominado. Sitiado, o Estado fará todos os esforços para garantir a confiança do credor. Instituído como garantia dos valores comunitários ante os apetites individuais, o Estado hoje se desintegra.



Saiba mais sobre Silvio Tendler e a Caliban Produções Cinematográficas clicando AQUI



Silvio Tendler, por Gabriela Nehring



“O meu cinema é uma tentativa de participar das lutas políticas por transformação.”
SILVIO TENDLER