quarta-feira, 19 de julho de 2017

Leitura Crítica da Mídia: de negros e negras para tod@s

Como se sente quem sofre racismo e preconceito? 


Primeiro, veio o seriado Cara Gente Branca (Dear White People), da Netflix, cuja primeira temporada está disponível aqui: https://www.netflix.com/br/title/80095698



Sinopse: alun@s negr@s de uma conceituada universidade norte-americana enfrentam desrespeito e a política evasiva da escola, que está longe de ser "pós-racial".

Estrelando: Logan Browning, Brandon P. Bell, DeRon Horton
Criação: Justin Simien


Pegando carona na ideia do seriado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) criou uma página no Facebook chamada Cara UFRGS Branca, que pode ser acessada aqui: https://www.facebook.com/caraufrgsbranca/?hc_ref=ARSrUCXR386rqsu3rjps33V30rHJf_1EDqA28fjf3oG3jXJRTK1h-_JHxRHdly1AY60

Na página, há dicas de filmes, livros, depoimentos, histórias sobre racismo na universidade e em outras situações.

"O propósito da página é servir como um amigo, falar o que é velado à grande massa de colegas brancos que não entendem como o aluno negro se sente . “Todas as pessoas negras sabem de todos os problemas que eu tenho. Não da forma como eu percebo, mas a gente sabe”, conta V. Ela descreve um efeito que caracteriza como “olhar negro”. “Eu vejo um preto e…”. Ela abre um sorriso tímido, “…e só abro um sorrisinho pra ele saber que eu estou lá, sabe. Mesmo que a gente não se conheça. Eu sei que na tua sala de 60 alunos de cálculo, tu provavelmente é o único negro”. 

(Trecho da reportagem publicada no jornal Sul 21 que pode ser lida na íntegra aqui: http://www.sul21.com.br/jornal/cara-ufrgs-branca-o-meio-academico-e-o-que-mais-tem-que-ouvir-umas-coisas/ )






Nenhum comentário: