quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Guias de Comunicação

"Uma palavra não é só uma palavra, ela pode machucar, 
isolar, excluir,  ferir, matar, confundir, prejudicar, enganar"

(Campanha do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids/Bahia)


Sugestões de guias e manuais para facilitar a comunicação e evitar a propagação de preconceitos e informações equivocadas. Confira:




Guia das Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para Comunicadores  (2013) - Organizado por Denise Cogo e Maria Badet, o guia nasceu da iniciativa de um grupo de pesquisadores de universidades do país e do exterior, como UFRJ, Universidade Vale dos Sinos (RS), Universidade Católica de Brasília e a Universidade Autônoma de Barcelona. Dentre as preocupações e objetivos do Guia estão: reconhecer o crescimento das migrações transnacionais e de seus desdobramentos nas relações com a sociedade; valorizar, sem idealizar, a diversidade cultural e as contribuições econômicas, políticas e socioculturais dos migrantes; contribuir para a ampliação do debate social sobre o tema; situar o papel preponderante da mídia na construção da visibilidade do assunto, entre outros. Traz dados, conceitos e recomendações para o acompanhamento das migrações, e sugestões de contatos e fontes na área.

Baixe o guia completo aqui.




Manual para o Uso Não Sexista da Linguagem – O que bem se diz bem se entende (2014) - Elaborado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres/RS em parceria com a Secretaria de Comunicação, com a Casa Civil, a Repem-Lac e o grupo de trabalho instituído através do decreto nº 49.995 de 27 de dezembro de 2012. Tem como objetivo proporcionar tratamento equitativo entre mulheres e homens a partir da utilização da linguagem sem generalizações, evitando a aplicação sexista do discurso.

Baixe o manual completo aqui.






Guia para jornalistas com referências e informações sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas (2014 – Repórter Brasil, Ministério da Justiça e UNODC) – baseado em entrevistas com mais de 20 especialistas, entre autoridades, acadêmicos e representantes da sociedade civil, reúne recomendações para a cobertura e acompanhamento, incluindo sugestões de fontes, datas importantes e o marco legal, com indicações da legislação e de tratados internacionais ratificados pelo Brasil.

Baixe o guia completo aqui.





Tráfico de pessoas na imprensa brasileira (2014 – Repórter Brasil, Ministério da Justiça e UNODC) – tem como base a análise de 655 textos publicados entre 1º de janeiro de 2006, ano de lançamento da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e 1º de julho de 2013, ano do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O estudo indica que o tema ainda não recebe atenção suficiente por parte da mídia.

Baixe o documento completo aqui.






Violência Sexual - Guia OnLine para Jornalistas - mini-guia elaborado pela ANDI - Comunicação e Direitos com uma seção tira-dúvidas de conceitos básicos sobre abuso e exploração sexual. Traz ainda indicações sobre leis relativas ao assunto, sites para pesquisa e documentos de referência e dicas para tornar mais segura e efetiva a apuração ou produção das reportagens.

Acesse aqui.





Outros guias úteis para comunicadores:



Lei de Acesso a Informações Públicas – O que você precisa saber - produzido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) com financiamento do Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação da Organização das Nações Unidas para Educação, Comunicação e Cultura (UNESCO). O material resume os principais pontos da Lei de Acesso (nº 12.527/2011) em linguagem direta e acessível. Traz também conteúdo detalhado sobre pontos-chave como transparência ativa, recursos e prazos de sigilo, apontando legislações relacionadas.

Baixe o guia completo aqui.







Manual de Segurança para Cobertura de Protestos (2014) guia elaborado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) a partir de entrevistas com repórteres agredidos, presos ou hostilizados durante os protestos que tomaram as ruas a partir de junho de 2013. O manual da Abraji compila recomendações de diversos manuais internacionais para situações de passeatas e manifestações. 


Baixe o manual aqui


























Nenhum comentário: