Material de apoio (e inspiração) para oficina de aulas virtuais emergenciais:
TARSILINHA
Zeca Baleiro e Ná Ozzetti cantam a música tema do filme de animação Tarsilinha, produzido pela Pinguim Content. O longa metragem é inspirado na obra de Tarsila do Amaral e conta a história de Tarsilinha, uma menina de 8 anos que embarca numa jornada incrível para recuperar as memórias roubadas de sua mãe.
A canção, composta especialmente para o filme, ressalta a brasilidade presente no longa, especialmente nas suas cores, paisagens e personagens originários da cultura brasileira, como a Cuca e o Saci. “A canção fala da travessia da personagem Tarsilinha por um mundo desconhecido, algo como uma realidade paralela, cheia de perigos e ameaças. Como em toda fábula, essa viagem é uma história de descoberta e autoconhecimento. A música é um baião bem brasileiro com uma pequena alusão à obra de Villa-Lobos”, comenta Zeca Baleiro.
A HORA DO BLEC
Criada pelos atores Yasmin Garcez e David Junior, fala de sustentabilidade e quebra de estereótipos
Está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCiEzdYsyJZvB708z5FzvwbQ
COMIDA QUE ALIMENTA
MÁRCIA DO CANTO E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
A pedagoga e atriz Márcia do Canto dá dicas de brincadeiras, livros, exercícios de contação de histórias.
HISTÓRIA DE BOCA (ÁUDIOS = PODCAST)
Quer incentivar a imaginação através da língua portuguesa? Aqui você vai encontrar histórias para crianças, (re) contadas pelos atores Bia Borinn e Eduardo Munniz.
Acesse clicando na palavra AQUI.
Inspira, expira, inspira...
A ESCOLA NO MUNDO DIGITAL
Este é um material para famílias, educadores e gestores escolares. No site, o texto está dividido em módulos para facilitar a navegação por cada tema.
Para acessar, clicar na palavra AQUI.
INSTITUTO ALANA
Acesse aqui: https://alana.org.br/
O Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e fomenta novas formas de bem viver.
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 22 de abril de 1994, por pessoas com formação e experiência marcantes na luta por direitos sociais e ambientais. Tem como objetivo defender bens e direitos coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos indígenas e tradicionais. O ISA produz estudos e pesquisas, implanta projetos e programas que promovam a sustentabilidade socioambiental, valorizando a diversidade cultural e biológica do país.
O Povos Indígenas no Brasil Mirim faz parte deste projeto. Criado a partir do site Povos Indígenas no Brasil, pretende, por meio de material destinado à pesquisa escolar – no qual temas centrais se desdobram em uma série de questões organizadas pela equipe do ISA – que tem como objetivo apresentar a diversidade de povos, romper com a ideia de "todos os índios são iguais" e despertar o interesse e o respeito das crianças às culturas indígenas existentes no Brasil. Tudo isso escrito em linguagem acessível ao público infanto-juvenil.
Abaixo, um exemplo de um dos vídeos disponíveis neste site: