domingo, 6 de outubro de 2013

Leitura Crítica da Mídia: CRIANÇAS - Campanha de Doação de Medula Óssea pelo Youtube



Ao som de What doesn’t kill you make you stronger (O que não te mata, te faz mais forte), da música Stronger, cantada por Kelly Clarkson, pacientes, pais, médicos e funcionários do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, Paraná, fizeram um vídeo para estimular o transplante de medula óssea no Brasil. Publicado  no Youtube, em menos de 48 horas ele já tinha sido visto por mais de 26 mil pessoas. A ideia do vídeo foi uma iniciativa de Hermes Lima Ribeiro, irmão do hematopediatra Lisandro Lima Ribeiro. Ele estava em Nova York para trazer a medula coletada de um doador e lá tocava essa música no rádio o tempo todo. Quando voltou ao Brasil, pesquisou na Iinternet, e o primeiro resultado da busca foi um vídeo produzido pelo Children’s Hospital em Seattle, feito pelas crianças internadas. Hermes e Lisandro tiveram a ideia de fazer um vídeo semelhante para estimular a doação de medula óssea. É um exemplo de como a Internet, e mais especificamente o Youtube, podem ser usados para beneficiar a sociedade.